Receita de carbonara com talharim de ervas da Petybon

Foto: @allyssonnaka

Que tal um Carbonara estilizado? Resolvi dar um up em uma das receitas mais antigas de Roma.

Leia-se WIKIPÉDIA:

A receita original de Roma[2] é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga.[3] As natas não são um ingrediente da receita original, não sendo normalmente utilizadas com massa no centro da Itália. O toucinho indicado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. [4] Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas,[5][6] ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e toucinho pancetta (ou outro). Algumas receitas americanas também incluem sal, pimenta (branca ou preta) e/ou alho. Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor.[6] Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.

Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozinhar apenas com o calor da massa.

A versão anglo-americana é, por vezes, servida também com cogumelos.

 

Há muitas histórias por traz desse prato maravideuso, mas hoje eu vou contar a minha história com o Carbonara. Na época de faculdade me via por muitas vezes sem grana e comendo knojo para não gastar muito kkkkkkkkkk “quem nunca”. Eu já fazia a receita do Carbonara sem saber, até mesmo porque a cozinha não era meu forte. Essa paixão aconteceu muitos anos depois, quem sabe um dia eu conte aqui. Deixamos as histórinhas de lado e vamos ao que interessa.

Nessa receita modificada por mim troquei apenas o macarrão spaghetti pelo talharim de ervas da Petybon, marca essa que eu super recomendo, depois diminui os ovos e acrescentei o creme de leite que também não existe na receita original. Então vamos lá.

 

Ingredientes para duas pessoas:

Modo de preparo:

Cozinhe 4 rolinhos da massa na água sem óleo e sem sal. Coloque em uma frigideira os bacons em cubo, frite a seu gosto e em seguida refogue junto com a cebola. Em uma tigela, bata as gemas, sal e o queijo. Acrescente a massa na frigideira e a mistura mexendo bem rápido para que os ovos não fique em pedaços. Em seguida acrescente uma concha de água do macarrão e por último coloque meia caixinha de creme de leite e desligue o fogo.

Polvilhe queijo ralado da sua preferência, decore com um tomatinho e para completar sirva com uma taça de vinho tinto.

Caso ainda tenha dúvidas, entre no meu instagram nos destaques “RECEITAS” e confira passo a passo dessa receita que é de dar água na boca. Ah, não esquece de marcar caso você faça tá? E pode enviar aqui pra casa um bucadinho que eu vou adorar.

 

Bjs fofuxos e até a próxima receita.

 

Deixe uma resposta