Papo com o Chef Irapuan Carvalho

Administrador de empresas formado pela UFMT e chef de cozinha Irapuan Carvalho, nasceu em Imperatriz, interior do Maranhão. A tapioca sempre foi um alimento que remetia à sua infância e é carregada de significados e simbologias: é um alimento brasileiro, que foi desenvolvido pelos índios a partir da mandioca, outro ícone do Brasil.

Já na adolescência quando era estudante do ensino médio, Irapuan fazia tapiocas para sua família e amigos. Porém, tapioca há quatro anos era coisa de feiras de rua em Mato Grosso. Eram simples, tinham poucos sabores e sem apresentação. Por que não uni-la às técnicas profissionais de preparação, com muita criatividade na apresentação e no sabor, em um ambiente cenográfico, em uma rua histórica da capital, pouco lembrada como destino comercial, mas cheia de significados?

Foto: http://ppensando.blogspot.com.br/2012/07/inauguracao-em-cuiaba-da-feira-cafe.html

Essa foi a proposta para a primeira loja, aberta em 2013, com apenas 14 lugares. Ainda sem concorrência direta e embarcando na fama da tapioca como o “novo pão” das dietas recentes, a aceitação foi grande e o movimento provocava extensas filas e espera. Irapuan associa-se a sua irmã, Janaina, que passa a ser responsável pela equipe de atendimento e operação da loja.

E em 2015 a loja mudou-se para o prédio ao lado, com capacidade para atendimento de até 58 clientes ao mesmo tempo, expandindo sua linha de produtos, seu time e seu alcance. A fama da tapioca “diferente”, “gourmet” espalhou-se e Irapuan passou a ser requisitado em eventos, entrevistas e cursos. É o café número um na avaliação dos clientes pelo Trip Advisor em Cuiabá, recebendo certificado de excelência nos anos de 2015 e 2016.

Sua busca criativa e espírito empreendedor ainda trariam um novo desafio: um restaurante de memórias familiares, com ambiente que remetesse a uma casa e receitas de vó, atualizadas e adaptadas para a oferta de ingredientes frescos da região. Nascia em abril de 2015, resultado da sociedade de Irapuan com seus pais Vera e Apoena, o Acácia – Cozinha de Família, na mesma Rua 24 de Outubro.

http://www.destemperados.com.br/experiencias/legitimo-comfort-food-acacia-cozinha-de-familia
Foto: http://www.destemperados.com.br/experiencias/legitimo-comfort-food-acacia-cozinha-de-familia

 

Receitas de um Brasil sertanejo, passadas de geração em geração, com um toque de ingredientes regionais, com atendimento de uma família cuidadosamente profissional. Além de oferecer um cardápio de bistrô que tem conquistados paladares exigentes, o local ainda tem sido escolhido para ser cenário de casamentos, noivados e comemorações.

Nossos agradecimentos ao consultor Dino Gheno.

Conheça mais sobre esse grande Chef de Cozinha –@acaciacf @dafeiratapiocaria

 

Colunista Fernando Bicudo

Chef Gourmet

Deixe uma resposta